Bem vindo ao nosso website!
1. Sobre o ‘Architecture of the Games’
2. Rio de Janeiro 2016 – Primeiras Olimpíadas Na América Do Sul
1. Sobre o ‘Architecture of the Games’
O “Architecture of the Games” foi iniciado em agosto de 2013 com o objetivo de informar arquitetos e outros interessados sobre design espacial e arquitetônico nos Jogos Olímpicos. Nós escrevemos principalmente sobre o planejamento urbano, arquitetura de paisagismo, arquitetura e infraestrutura. Também damos atenção à identidade visual dos Jogos Olímpicos. Atualmente, o Architecture of the Games é o único site completamente focado neste assunto.
Uma vez a cada 4 anos, todos os olhos estão focados em um evento, os Jogos Olímpicos. Neste pódio, todos os atletas e cidades sede querem mostrar o seu melhor para o mundo. A arquitetura das instalações muitas vezes é usada para isto e, portanto, se tornam icônicas para o evento. Pense na construção do telhado em forma de tenda do Estádio Olímpico em Munique (Frei Otto, 1972) ou o impressionante “Ninho de Pássaro” em Pequim (Herzog & De Meuron e Ai Weiwei, 2008).
No Architecture of the Games você pode ler as últimas notícias, complementadas com análises e relatos de visitas às cidades sede anteriores. Nós acompanhamos as cidades desde a primeira candidatura, durante o processo de proposta e na preparação para os Jogos. Finalmente, nós relatamos sobre o legado que os Jogos deixam na cidade.
Você pode entrar em contato por meio do formulário de contato nesta página, ou nos seguir no Twitter, Facebook e Instagram.
2. Rio de Janeiro 2016 – Primeiras Olimpíadas Na América Do Sul
De 5 a 21 de agosto de 2016, o Rio de Janeiro vai sediar os primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul. A “Cidade Maravilhosa” foi escolhida em 2009 no 121º congresso IOC, com concorrentes como as cidades de Madri, Tóquio e Chicago. Após a Copa do Mundo organizado pela FIFA em 2014, as Olimpíadas serão o 2º evento de grande porte organizado em um curto espaço de tempo no Brasil. O Rio de Janeiro também sediou os Jogos Pan-Americanos em 2007.
Planejamento, regiões e instalações
O Rio de Janeiro é uma das cidades mais lindas do mundo. Os cariocas vivem no meio de uma paisagem espetacular, onde o oceano se encontra com montanhas abundantemente verdes. Porém, as diferenças de altitude dificultam o planejamento urbano, com o crescimento incontrolável e a infraestrutura sendo os maiores desafios.
Os Jogos no Rio de Janeiro serão relativamente compactos. Com a exceção do jogos de futebol, todos os eventos esportivos situam-se dentro da cidade do Rio de Janeiro (outras cidades que irão hospedar os jogos de futebol são: Belo Horizonte, Brasília, Salvador, São Paulo e Manaus). As instalações situam-se em quatro bairros: Barra, Deodoro, Maracanã e Copacabana. A Barra da Tijuca é a região mais importante, contendo o Parque Olímpico, Vila Olímpica, centro de mídia com hotel e a maioria das instalações da competição localizadas lá.
Barra
A Barra da Tijuca é um bairro localizado ao sudoeste do centro. É a mais importante das 4 regiões. O Parque Olímpico foi construído em um pedaço de terra triangular banhado pela Lagoa da Tijuca nos dois lados.
Deodoro
Deodoro é o 2º maior conjunto, localizado ao noroeste do centro. Este distrito possui muitas instalações que foram usadas durante os Jogos Pan-Americanos em 2007, como por exemplo, os centros de tiro e hipismo.
Maracanã
A região do Maracanã sediará os grandiosos eventos, como atletismo e as cerimônias de abertura e encerramento. O conjunto fica próximo ao centro e é de fácil acesso. Todas as instalações desta região já estão prontas.
Copacabana
As famosas praias e montanhas de Copacabana formam o pano de fundo para os eventos ao ar livre. Por causa de sua localização ao sul do centro, esta região é incrivelmente acessível. Os jogos em Copacabana serão os mais recomendados para os visitantes, tendo esportes como remo, ciclismo e maratonas aquáticas parcialmente gratuitos para assistir.
Arquitetura do Rio 2016
O Brasil possui uma rica tradição arquitetônica com grandes arquitetos, contando com nomes como Lina Bo Bardi, João Filgueiras Lima, e claro, Oscar Niemeyer. O país tem uma sociedade diversificada com uma história complexa. Isto se reflete na arquitetura, com pessoas e a natureza tendo um papel fundamental.
Como em todos os Jogos, o Rio de Janeiro sedia algumas instalações especiais. Por exemplo, o Sambódromo, desenvolvido por Oscar Niemeyer. O local onde os grandes desfiles de carnaval ocorrem, agora é onde a maratona terminará e onde as competições de arco e flecha se passam. O lendário Maracanã apresentará jogos de futebol e, um estádio temporário de vôlei de praia será feito na praia de Copacabana. Mas também há algumas instalações novas que merecem atenção, como a Arena da Juventude (Vigliecca & Associados) e a Arena do Futuro (consórcio de Lopes Santos & Ferreira Gomes e AndArchitects). Esta última será removida após os Jogos e reutilizada na construção de quatro escolas.